MEIO AMBIENTE: QUEIMADAS
As queimadas se originam tanto em áreas urbanas, quanto em áreas rurais. Em regiões urbanas, os casos surgem principalmente devido a queimada de terrenos baldios, como uma forma de limpar o terreno e nas áreas rurais, as queimadas são consequências tanto do desmatamento para a abertura de pasto, quanto nas queimadas, realizadas periódicamente nas plantações como método de renovação do solo ou até mesmo inutilização. É importante destacar os danos causados, tanto em relação a natureza, a fauna e a flora, como também em relação a saúde dos próprios humanos, considerando que as queimadas desencadeiam sérios problemas respiratório e até mesmo a retirada da população das áreas atingidas.
Uma das principais consequências das queimadas é o aumento do efeito estufa e a chuva ácida, que ,urgem em resposta as queimadas. Outro ponto importante, é a diminuição da disponibilidade da água, o Brasil por exemplo ele tem 13% de toda água doce do planeta, no entanto as florestas que "abraçam" essa água doce, contribuem diariamente para a renovação desse recurso hídrico, no entanto as queimadas reduzem a atuação de tais florestas nesse processo de renovação. Além disso, o comprometimento do solo e a erosão do solo que é responsável pela distribuição dos principais componentes como potássio, ferro e nitrogênio, entre outros elementos. A redução da camada vegetal afeta de maneira geral o funcionamento da flora, da fauna, do solo, do clima e dos recurso hídricos. Outra questão é a fauna, que sofre com as queimadas, obrigando-os a deixar o seu habitat natural, muitas vezes não sobrevivendo as queimadas, ou a transição para o novo habitat e até mesmo para cidades urbanas.
As queimadas alteram o clima de regiões urbanas também, a redução da camada vegetal, acaba por aumentar o clima das regiões urbanas e causam transtornos em algumas áreas especificas como transito aéreo e o transito rodoviário, já que muitas dessas rodovias cortam vegetações e regiões rurais.
É importante destacar que existem várias razões para o inicio de uma queimada. No Brasil por exemplo, na florestas amazônica, as queimadas são geralmente consequências do desmatamento descontrolado, ou seja, de queimadas ilegais, sendo uma luta abraçada apenas pelos indígenas e muitas vezes ignorada pelo governo brasileiro. Já se considerarmos as queimadas recentes que aconteceram na região da Austrália em 2019, são consequências das altas temperaturas que chegaram a atingir 40º e da sua vegetação seca, ou seja eles não acorrem por motivos ilegais, mas por fatores relacionados com a própria flora e clima, onde qualquer faísca seja ela humana ou não, pode desencadear consequências como as que acompanhamos recentemente.
Para concluir vale destacar que essas queimadas podem e devem ser evitadas, desde prender aqueles que fazem de forma ilegal, até ajudar a resgatar a fauna restante em regiões afetadas. Outro ponto importante para se evitar as queimadas, é o entendimento da população acerca das suas razões e resultados e também no papel do governo em investir na prevenção e até mesmo na ação no momento em que elas ocorrem, agindo imediatamente, afim de se evitar que se estendam por dezenas ou milhares de hectares de terras.
Comentários
Postar um comentário