MARIE CURIE
Marie Skłodowska Curie (1867-1934) foi uma cientista e física, mais conhecida por desenvolver pesquisas na área da radioatividade. Foi também a primeira mulher a ser laureada com o prêmio nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganha o prêmio duas vezes e a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris. Graduou-se bacharel em Física e Matemática pela Universidade de Sourbonne e após concluir suas graduação foi a primeira colocada no mestrado em Física e no ano seguinte para Matemática.
Numa época em que a ciência era dominada pelos homens, Curie fez uma verdadeira revolução no meio cientifico ao descrever a teoria da radioatividade. As pesquisas de Curie, chegaram a dois novos elementos da tabela química o polônio e o rádio e ao lado de seu marido Pierre Curie, desenvolveram importantes pesquisas e teorias relacionadas ao campo da radioatividade, incentivando também outros cientistas a seguirem na área. Após a morte de seu marido em 1906, Curie, seguiu com as pesquisas com a radioatividade, principalmente seu uso na área terapêutica.
Essa cientista polonesa foi a fundadora do Instituto do Rádio, em Paris, onde se formaram cientistas de importância reconhecida. Em 1922, Marie Curie tornou-se membro associado da Academia de Medicina. Faleceu em julho de 1934, devido a uma leucemia causada pela longa exposição aos elementos radioativos com os quais trabalhou em suas pesquisas. Em 1995, seus restos mortais foram transladados para o Panteão de Paris, tornando-se a primeira mulher a ser sepultada nesse local.
A filha de Curie e Pierre, Irene Jolit-Curie, seguiu também na área da pesquisa cientifica, junto de seu marido Frédéric Joliot, nos campos da estrutura do átomo e física nuclear, demonstrando a estrutura do nêutron e descobrindo a radioatividade artificial. O feito rendeu a Irène o Prêmio Nobel de Química em 1935, um ano após a morte da mãe.
Eu amo demais essa foto!
5º Congresso de Solvey de Fisica e Química, Outubro de 1927, Bruxelas.



Comentários
Postar um comentário