O USO DE MEMES NO ENSINO DE HISTÓRIA
O USO DE MEMES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Produzir um texto, com ilustrações, sobre memes e seu potencial para auxiliar professores no seu fazer pedagógico.
Produzir um texto, com ilustrações, sobre memes e seu potencial para auxiliar professores no seu fazer pedagógico.
O texto deve conter:
1 - Sobre Memes:
- Definição do termo meme (conceito de meme).
- História do meme (origem e evolução da ideia, da forma...).
- Com qual objetivos se cria um meme, como funciona o meme, o que um meme deve produzir, que reação se espera do leitor quando este entra em contato com o meme.
- Como pode ser um meme, características de um meme, o que tem que ter para ser considerado meme.
- Necessita de que tipo de meio de comunicação para ser eficaz.
(não necessita ser um texto dividido em tópicos, pode ser um texto corrido, mas, contendo essas informações apontadas acima, e outras que você achar necessárias).
2 - Apontar 5 memes que possam ser utilizados no ensino de História. Incluir o meme no texto e dissertar sobre como aquele meme pode ser utilizado para se trabalhar com a disciplina de História.
3 – Qual a sua opinião pessoal sobre o uso de memes para o processo ensino aprendizagem.
4 - Qual a sua relação pessoal com memes (gosta, procura, te faz rir, te faz pensar, é indiferente, acha que é bobeira, é uma arte, não é arte, é um elemento empobrecedor, ou não, da comunicação.
5 – Criar um meme. (opcional)!
6 – Bibliografia
- Citar as fontes consultadas
O QUE SÃO MEMES?
Segundo Johnatan Gonçalves de Souza e Isabely Custódio Lima, o termo meme surgiu com o biólogo Richard Dawkins em seu livro The Selfish Gene, lançado em 1976. Dawkins buscava um termo para nomear a unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, que é uma unidade de informação genética. Ou seja, segundo os autores memes, podem ser melodias, ideias, slogans conceitos, fragmentos de cultura, enfim, o termo guarda uma relação com memória. Sousa e Lima, destacam que os memes na internet funcionam como os memes propostos por Dawkins, porém, atualmente o processo de veiculo se dá, entre as redes sociais e não através dos receptores do cérebro.
Os memes na internet circulam de maneira muito rápida, atingindo milhões de pessoas em questão de segundos, principalmente através da redes sociais, como Facebook, Instagram e Whatsapp. Sousa e Lima, afirmam que os memes podem se apresentar através de imagens, legendas, vídeos rapidos chamados de GIFS e são geralmente carregado de humor ou carregando uma referência a outros assuntos, como série, livro, filme, desenho, música ou até mesmo uma pegadinha que se tornou viral na internet.
Atualmente os memes já fazem parte de uma expressão social e cultural, de toda uma geração, em vários países e os professores se vêm cada vez mais na necessidade de se adaptarem ao tema e inserir o uso dos memes em sala de aula, afim de atrair o interesse dos alunos pela sala de aula e pelos temas discutidos.
POSSÍVEIS MEMES PARA O USO EM SALA DE AULA
Meme para discutir a ação dos Jesuítas no Brasil.
O seguinte meme, faz uma referência a ação dos jesuítas no mundo e do processo de catequização de povos originários. Podemos usar o meme, para discutir a ação dos Jesuítas no Brasil e o processo de catequização dos índios, a partir da referência seria discutido também sobre as missões jesuítas que existiram no Paraná por exemplo, o conflito com colonos portugueses que viam nas reduções uma ameaça e as funções exercidas pelos índios dentro das reduções, além do processo de resistência destes.
Meme para explicar a chegada da família real portuguesa ao Brasil
O seguinte meme, faz uma referência a fuga da família portuguesa para o Brasil, após as ameaças de Napoleão Bonaparte de invasão a Portugal. Dessa maneira, podemos discutir sobre a conquista de territórios de Napoleão sobre a Europa, as mudanças causadas no Brasil por conta da chegada da família real e a relação do Brasil com a Inglaterra.
Meme para discutir a cultura cafeicultora do Brasil durante o século XIX.
O seguinte Meme, faz uma alusão as mãos de obras usadas nas plantações de café no Brasil, durante o século XIX. A partir dessa referência podemos discutir sobre a escravidão negra no Brasil, a cultura cafeicultora e as questões politicas e sociais que giravam em torno dessa cultura e também sobre a imigração italiana, além do uso destes como mão de obra livre.
Meme para discutir o governo Vargas.
O seguinte meme, pode ser usado para se discutir o governo de Getúlio Vargas e a implementação do Estado Novo, além do nacionalismo e da politica anticomunista adotada por Vargas. O meme, pode ser usado também para discutir como a suposta ameaça comunista, servil como justificativa para a implementação de ditaduras, não só no Brasil, mas também em outros países, principalmente da América do Sul e Latina.
Meme para discutir o governo Vargas.
O seguinte meme, pode ser usado para se discutir o governo de Getúlio Vargas e a implementação do Estado Novo, além do nacionalismo e da politica anticomunista adotada por Vargas. O meme, pode ser usado também para discutir como a suposta ameaça comunista, servil como justificativa para a implementação de ditaduras, não só no Brasil, mas também em outros países, principalmente da América do Sul e Latina.
Meme para discutir a Ditadura Militar.
O seguinte meme, pode ser utilizado para se discutir a Ditadura Militar no Brasil, o processo de instauração desta, a promessa de que seria provisória, como os Atos Institucionais decretados durante esse período como o AI-5. Além disso, a partir do meme abaixo, podemos também discutir a repressão e a perseguição do período, bem como as torturas e prisões ocorridas de opositores, intelectuais, políticos, militares e civis.
O seguinte meme, pode ser utilizado para se discutir a Ditadura Militar no Brasil, o processo de instauração desta, a promessa de que seria provisória, como os Atos Institucionais decretados durante esse período como o AI-5. Além disso, a partir do meme abaixo, podemos também discutir a repressão e a perseguição do período, bem como as torturas e prisões ocorridas de opositores, intelectuais, políticos, militares e civis.
A partir da analise dos memes acima e das alternativas propostas para a discussão, percebemos que é possível usar memes em sala de aula, tanto como apenas introdutório como durante o desenvolvimento das aulas. Os memes, facilitam o desenvolvimento das aulas, se consideramos antes que tal tipo de conteúdo e expressão, faz parte do dia a dia dos alunos, tornando assim as aulas mais dinâmicas e interessantes. No entanto, é importante destacar que embora seja uma alternativa interessante para dinamizar o ensino de história, não devemos tomar tais expressões como fonte convictas e inquestionáveis. Se observarmos muitos memes são criados por páginas do Facebook (como os memes de cima, que foram retirados da pagina de humor do Facebook chamada História no Paint), páginas do Instagram, Twitter, enfim páginas que podem ou não, serem neutras ou defenderem um interesse. Partindo dai, pode ser proposto o debate sobre as fontes, a análise e a problematização delas com os alunos.
Os memes, não devem ser tomados como algo fútil, afinal de contas, faz parte de uma expressão cultural de um grupo e de uma geração. Causam humor e divertimento, são propostas voltadas para o divertimento e interação em redes sociais, assim como na década passada encontrávamos histórias em quadrinhos nos jornais, atualmente encontramos memes nas redes sociais.
5 – Criar um meme. (opcional)!
Bibliografia
SOUZA, Johnatan Gonçalves de; LIMA, Isabely Custódio. O USO DE MEMES COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. Fortaleza, 2018.
Fonte imagens: https://www.facebook.com/Historianopaint






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