Estátua de Hatshepsut, localizada no Museu Metropolitano de Nova York.

Hatshepsut, foi uma das poucas mulheres a governarem o Egito Antigo, exercendo a função de Faraó. Filha do rei Tutmés I e da rainha Amés, casou-se com seu irmão Tutmés (prática comum para o período) e juntos assumiram o poder, mas Tutmés veio a falecer cedo, ficando o trono para seu filho Tutmés III, enteado de Hatshepsut. Porém, por ser jovem demais para governar, Hatshepsut governou no lugar dele.
Hatshepsut se tornou muito influente, sendo coroada como Faraó, ou seja governante supremo do Egito Antigo. Como governante supremo Hatshepsut, usava as vestes tradicionais do Faraó e é distinguida na história por ser um dos Faraós mais bem sucedidos do Egito Antigo. Tendo governado entre 1470 a 1458 a.C, Hatshepsut expandiu o comércio egípcio e estabeleceu projetos de construções como o templo de Deir el-Bahri. A enorme quantidade de construções realizadas durante esse período, são evidencias da prosperidade econômica do reinado da Faraó.

Templo de Deir el-Bahri.

Não se sabe exatamente as causas de sua morte, porém Hatshepsut, após o descobrimento de sua múmia, conclui-se que havia morrido com cerca de 50 anos e que sofria de diabetes. Após a sua morte, Tutmés III, finalmente pode governar, contudo sabe-se que o novo Faraó, tentou apagar o governo de sua antecessora. 

Comentários