Harriet Tubman foi uma mulher negra nascida por volta de 1822, em condição de escravidão (como os escravos não possuíam certidão de nascimento, a própria Harriet não sabia afirmar exatamente  a sua idade). Ela foi abolicionista, participando ativamente da Guerra Civil americana e também nas Underground Railroad, uma rede de rotas clandestinas existentes nos EUA, que eram usada para a fuga de escravos africanos.
Harriet fugiu da propriedade da família Brodess, com  ajuda da Undergound Railroad. Historiadores relatam que a provável rota de fuga que Harriet usará teve 154 km de distância, os quais ela percorreu caminhando. Como fugitiva, Harriet organizou missões para salvar famílias escravizadas, fazendo diversas viagens em diversas condições, de dia ou de noite, nunca perdendo ou deixando para trás um de seus passageiros.
Quando a Guerra Civil teve inicio, Harriet a viu como uma estratégia para a libertação dos negros escravizados  nos Estados Unidos, ela então se juntou a um grupo de abolicionistas de Boston, trabalhou como cozinheira, enfermeira e posteriormente como espiã, chegando a libertar mais de 700 escravos. Após o fim da guerra, Harriet se engajou em lutas feministas e em defesa dos direitos das mulheres negras, vindo a falecer em 10 de março de 1913 aos 93 anos, devido a causas naturais.

Comentários